1. Planejamento de carreira: mundo do trabalho, formas de inserção no mercado de trabalho, marketing e apresentação pessoal, preparação de
currículos, entrevista de emprego;
2. Ambientes de trabalho do maquiador: locais de atuação;
3. Tipos e características dos serviços do Maquiador: maquiagem social, para noivas, para foto e books, para televisão, cinema e teatro,
para desfiles e mortuária;
4. Materiais, instrumentos, equipamentos e produtos do maquiador: características, validade, função, quantidade, qualidade e formas de descarte;
5. Limpeza, higienização, desinfecção e esterilização: normas e orientações da vigilância sanitária vigentes (serviços de beleza), procedimentos,
produtos e equipamentos;
6. Ergonomia no espaço de trabalho do maquiador: adequação do posto de trabalho, postura, movimentos repetitivos, importância da ginástica
laboral e formas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais;
7. Normas de segurança do trabalho e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs): definição, função e formas de utilização de EPIs do maquiador;
8. Tipos de riscos relacionados às atividades de beleza: biológicos, químicos, físicos e/ou acidentes;
9. Reações alérgicas: sinais, sintomas (vermelhidão, ardor, coceira) e procedimentos;
10. Definição e riscos das doenças transmissíveis: micoses, alergias, dermatite de contato (herpes), conjuntivite, HIV, hepatite A, B e C, entre
outras;
11. Código de Defesa do Consumidor: direitos e deveres;
12. Controle de estoque: armazenagem, cadastro, registro em sistema de controle (eletrônico ou manual), inventário físico e rotatividade de
materiais e produtos;
13. Procedimentos de compra: pesquisa de fornecedores, análise de preços (custo e benefício), qualidade, prazos de entrega/validade, embalagem e
rotulagem;
14. Cadastro de clientes: ferramentas para cadastro, dados (preferências e procedimentos realizados) e organização;
15. Recepção e atendimento ao cliente: técnicas de atendimento, tipos de clientes e etiqueta profissional;
16. Fluxo de caixa: formas de registro e controle de entrada e saída de valores;
17. Formação de preço dos serviços de maquiagem: valores de mercado, sazonalidade, lei da oferta e da procura, qualidade de produtos e serviços,
custos diretos e indiretos; - Fabricação de produtos cosméticos: classificação, rótulos, embalagens, normas e legislações (Anvisa, ABNT);
18. Planejamento: organização, controle das atividades do maquiador e estratégias de divulgação e fidelização. |